Aviso

Atenção Faixas Pretas

da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense

Enviar seus currículos e fotos para o e-mail:


para que possamos manter nosso site atualizado.

Qualquer alteração ou informação adicional ao site que queiram colocar como fotos, recados, documentos para downloads, etc., informar por esse mesmo e-mail para que a alteração seja realizada o mais rápido possível.

Obs. Manter atualizado os horários de funcionamento das academias, com os horários, local e telefones de contato.

Obrigado

A Direção.

Competições


O Taekwondo é uma arte marcial tradicional coreana e, simultaneamente, um moderno desporto de competição praticado em todo o mundo. Tem-se desenvolvido, como nos casos do boxe, luta livre, esgrima e judo, enquanto desporto de combate um contra um.
O Taekwondo surgiu como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seul, Coreia do Sul em 1988, e em Barcelona, Espanha em 1992, com oito categorias de peso.

Os praticantes de Taekwondo podem desenvolver uma elevada forma física e poder da mente através de técnicas básicas, Poomse (Formas), Kyokpa (Quebramentos) e Kyorugui (Luta). Através da prática do largo espectro de técnicas de Taekwondo, o praticante pode preparar-se não apenas para a competição, mas também para quaisquer situações de atentado à sua vida.
       
COMPETIÇÃO DE COMBATES

O Kyorugi é um confronto entre dois competidores usando técnicas ofensivas e defensivas adquiridas através da prática do Taekwondo. Existem vários tipos de Kyorugi definidos pelo grau de limitação das técnicas permitidas.

As técnicas válidas para pontuar na competição incluem uma variedade de técnicas de braços e de pernas. As técnicas de braços podem ser efetuadas apenas na área do tronco (área coberta pela proteção do peito ou colete) e as técnicas de pernas podem ser efetuadas à face (cabeça, para a frente das orelhas) e tronco (área coberta pela proteção do peito ou colete). É proibido efetuar qualquer técnica abaixo da faixa. São atribuídos pontos às técnicas efetuadas corretamente numa área legal, com a força apropriada. No caso do contato ser na área legal do tronco, pode ser atribuído um ponto; por outro lado, se o contato se der na área legal da cabeça, podem ser atribuídos dois pontos. 

Ainda pode ser atribuído mais um ponto quando é efetuada contagem de proteção por parte do árbitro. Para conseguir um ponto válido, um ataque terá de ser reconhecido por dois ou mais juízes. O vencedor é decidido pela quantidade de pontos ou por nocaute. 

No caso de empate, o vencedor é decidido pela regra da superioridade.

Os comportamentos e técnicas ilegais são penalizados por um aviso, Kyonggo, ou por dedução de um ponto, Gamjeom. A maioria dos pontos vitais das áreas legais são cobertos por equipamento de proteção usado pelos dois competidores. É obrigatório para todos os competidores o uso de capacete, colete, antebraços, caneleiras e coquilha, para prevenir potenciais acidentes ou lesões.

As competições de Taekwondo efetuam-se numa área de 10m x 10m, entre dois competidores identificados pela cor dos seus coletes de proteção - azul, Chung e vermelho, Hong. Os competidores são divididos em dezesseis categorias por pesos e por sexo, para o escalão sênior, e vinte categorias por pesos e por sexo, para juniores.

Um combate internacional padrão consiste em três assaltos de três minutos, com um minuto de intervalo entre os assaltos. O combate é oficializado por um árbitro, três juízes de canto e um controlador.

Tal como no slogan Olímpico “mais rápido, mais alto e mais forte”, as competições de Taekwondo encorajam os competidores a melhorar continuamente o seu nível de capacidade humana. A competição de Taekwondo é uma forma de educação que se exerce pela prática de técnicas e sua aplicação na competição, com base nos valores tradicionais.

O significado fundamental da competição de Taekwondo baseia-se no fato da área de competição consistir num local onde se valoriza o cumprimento das regras e cada um dá o melhor de si.

O local da competição é um lugar destinado a aprender o caminho que permite atingir a harmonia e a perfeição da mente, corpo e espírito, através da descoberta do verdadeiro eu. Tal aprendizagem e conquista torna-se possível através da luta interna e, cumulativamente, do combate contra o opositor.

A competição torna-se um método com vista ao desenvolvimento de todo o potencial do corpo humano, tanto técnica como fisicamente, uma vez que nela se concretiza o desenvolvimento e integração da forma física, técnica e estratégia, assim como o sentido da humildade e desportivismo.

Em última instância, o ideal inerente à prática do Taekwondo consiste em atingir um estado espiritual, no qual o executante se encontra perfeitamente consciente da mudança contínua e infindável do ambiente de competição, podendo, sem esforço algum, reagir a tais mudanças. Este estado de espírito torna-se possível através do domínio de toda uma diversidade de técnicas ofensivas e defensivas de Taekwondo.

Artigo Publicado na Revista "O Praticante"

Nenhum comentário:

Postar um comentário