Aviso

Atenção Faixas Pretas

da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense

Enviar seus currículos e fotos para o e-mail:


para que possamos manter nosso site atualizado.

Qualquer alteração ou informação adicional ao site que queiram colocar como fotos, recados, documentos para downloads, etc., informar por esse mesmo e-mail para que a alteração seja realizada o mais rápido possível.

Obs. Manter atualizado os horários de funcionamento das academias, com os horários, local e telefones de contato.

Obrigado

A Direção.

JB-Taekwondo

JB-TAEKWONDO

Fundado em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil, em 16 de Fevereiro de 1991.

“As palavras são mágicas. E por meio das palavras,
entre outras formas de expressão, que a cultura se manifesta”.

A partir dos conhecimentos técnicos de um jovem sonhador, formado em Educação Física (1988) e Faixa Preta em Taekwondo (1990) junto a tantos outros seguidores e também sonhadores, seguindo a filosofia de um grande Mestre, querido Mestre Nam Ho Lee! Iniciamos esta construção...

Foram muitas horas, muitos dias, muitos anos, muita paciência e muita dedicação. A calma, atitude positiva e persistência do Mestre me mostraram a melhor maneira de vencer desafios. Lembro de suas palavras de incentivo, sempre confiante no meu sucesso completo na jornada. Até mesmo quando eu tinha dúvidas na minha própria capacidade de dar o próximo passo, ele sabia e acreditava em mim. Sua certeza deu asas aos meus sonhos, a sua confiança, a sua dedicação e o conhecimento construído “tijolo a tijolo” reforçaram o alicerce da minha vida. “Se tivesse chance hoje, lhe diria:

Mestre, o seu aluno cresceu! Aprendeu muitas coisas e viu o mundo, voou alto, bem alto, olhou a terra e seus continentes. Admirou as estrelas na imensidão do Universo, procurou por Deus, encontrou o amor e a gratidão eterna. Obrigado, mestre! Nós vencemos!”

Arte e pensamento: O sonho e a imaginação do ser humano se traduzem em várias formas, a arte Marcial e a visão de seu seguidor transformaram esses elementos em imagens e ações imortais.

Muito foi feito para que esta arte ganhasse destaque na região, elogios e criticas permearam esse caminho, até os próprios adversários por vezes tiveram que se render e elogiar.

Após muitos estudos e treinamentos o então professor “João Batista” é aprovado nos Exames para Faixa Preta 3° Dan, pelo seu Mestre. Durante este tempo, sempre junto com sua equipe, idealizando, organizando e realizando eventos que sempre são lembrados pelos atletas, professores e mestres; são eles: campeonatos, apresentações públicas, exames de faixas que hoje são memoráveis. A JB Taekwondo forma neste período seis Faixas Pretas: Anderson Pureza de Oliveira com 16 anos de idade (1991), Robson Pereira Campanharo com 21 anos de idade (1992), Michell Deik Pereira de Castro com 14 anos de idade (1992), Carlos Henrique de Andrade Teixeira com 31 anos de idade (1994), Pedro Paulo Euzébio com 32 anos de idade (1994) e Edilson Begônia Júnior com 16 anos de idade (1995).

Divergências surgem (2001) e por idealismo o Professor decide se afastar, e se mantém afastado das questões políticas que afligiram e conflitaram com sua filosofia e concepção do que é verdadeiramente uma arte marcial. Ikaro Graciano (Filho mais velho), com 16 anos de idade, se forma Faixa Preta (2002), sob orientação de seus irmãos: a Professora Idilene e o Mestre Paulo Renato, que seguiam com seus propósitos.

No ano de 2006 vem a falecer o Grão Mestre Nam Ho Lee, em 06 de Janeiro. Por convite da família, o Professor participa do velório de seu Mestre.

Todos os presentes percebem as suas vistas, grupos se formarem, foi público e notório que correntes dividiam-se e opiniões se formaram.

Em 2008, o Professor é convidado pelo Grão Mestre Chang Kyu Lee, filho do Grão Mestre Nam Ho Lee e legítimo herdeiro do clã, para fazer parte do recém formado Instituto Grão Mestre Nam Ho Lee, no qual já fazia parte outros importantes Mestres, Ms Vinicius, Ms Marcelo, Ms. Luciano, e Ms. Bravin (amigos pessoal e colaboradores de nossas causas), que comungam da mesma filosofia de vida e do que acreditam ser um verdadeiro compromisso com o Taekwondo e seus participantes. Neste mesmo ano (2008) realiza seu exame para Mestre, apoiado por todos os Mestres integrantes do Instituto.

Com força de momento e no entendimento que seu compromisso com todos aqueles que acreditam em seu trabalho e são definitivamente apaixonados pelo Taekwondo, reuni a família e amigos para reestruturar a JB Taekwondo, Como marco deste importante momento, do nosso Taekwondo, pode-se citar: a realização do “I Grand Master Nam Ho Lee Taekwondo Cup e Brazil Chang Moo Kwan TKD Open (2008), no ano seguindo o segundo campeonato com o mesmo título, mas, em ordem cronológica. Estabelecimento da sede no centro da cidade de Volta Redonda. Formação da diretoria da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense, que fora sonhada em outros tempos. Elaboração junto com seu filho Ikaro Graciano o plano de ações para o desenvolvimento das técnicas do Taekwondo e formulação do protocolo de práticas da ATSF. Formação de Importantes parcerias, entre elas o apoio do amigo e colaborador Mestre Nelson da Silva Francisco. Divulgação da modalidade na mídia. Projeto de Lei para tornar o dia 20 de Setembro (aniversário do Grão Mestre Nam Ho Lee)no dia Municipal do Taekwondo em Volta Redonda (2010), através do Gabinete da Vereadora e amiga Neuza Jordão. Formação de novos Instrutores e cria então o CFITT - Curso de Formação de Instrutores Técnicos de Taekwondo. Outra importante ação é a retomada de seu bom relacionamento com a Federação de Taekwondo do Estado do Rio de janeiro (FTKDERJ) e Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). No ranking das pessoas que muito contribuíram para formação e organização da Associação está a Dra. Regina, Advogada, também da família; Convida seus antigos alunos e já Professores Faixas Pretas a retornarem ao treinamento, e a lutarem pela divulgação do Taekwondo na região: Pedro Paulo Euzébio (Barra do Piraí- RJ), Carlos Henrique de Andrade Teixeira (Mendes-RJ), Recebem no seio do grupo novos Faixas Pretas: Gilson Pinheiro, Luiz Guilherme Telles e Edivaldo de Jesus.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”
Yung

Em 2010, forma novos Faixas Pretas: Felipe Liberatho O. Barbosa (20 anos), Dácio Antonio M. de Souza (54 anos), Rafael Barbosa Defavere (32 anos), Igor de Jesus Barbosa (30 anos), Thamires de Oliveira Barbosa (18 anos) e Pablo Penna (27 anos). Abre turmas no Projeto Mais Educação do Governo Federal no CIEP Siderlandia, com o Comando do Professor Ikaro Graciano O. Barbosa. Inaugura nova sede no Bairro Belmonte sob a direção do Sr. Gilmar Sales e família, Professores Gilson Pinheiro e Igor de Jesus. Cria em dezembro a “Medalha Mérito Pessoal” e lança a primeira edição do almanaque JB Taekwondo.

Em 2011, inaugura novas sedes: Santo Agostinho, sob a direção de Débora B. Oliveira, forma grupos de treinamento na cidade de Resende - RJ em diversas academias, no comando do Professor Pablo Penna e sua Esposa Adriana Alves Pereira. Cria o título de “Mérito Profissional do Taekwondo”.

...”E assim continuamos seguido nosso caminho, cumprindo com imenso prazer nossa solene missão, com simplicidade, nos encontramos a cada novo dia com este gigante TAEKWONDO, que é razão deste existir”...

Mestre João Batista Barbosa
Presidente e Fundador

Um comentário:

  1. Carlos Henrique de Andrade Teixeira2 de julho de 2012 às 09:17

    Ai JB parabens pelo site, ficou otimo e traduz com precisão a nossas historiás a historia dos primeiros faixas pretas que junto foi alicerce que materializou a associação e nos ensinou da cominho da arte TKD .

    ResponderExcluir