Aviso

Atenção Faixas Pretas

da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense

Enviar seus currículos e fotos para o e-mail:


para que possamos manter nosso site atualizado.

Qualquer alteração ou informação adicional ao site que queiram colocar como fotos, recados, documentos para downloads, etc., informar por esse mesmo e-mail para que a alteração seja realizada o mais rápido possível.

Obs. Manter atualizado os horários de funcionamento das academias, com os horários, local e telefones de contato.

Obrigado

A Direção.

domingo, 22 de abril de 2012

O que é Taekwondo?

O que é Taekwondo?

O Taekwondo é conhecido tradicionalmente como a arte marcial coreana.

Atualmente, o Taekwondo é considerado um esporte
olímpico que utiliza a habilidade dos pés e das mãos na luta.

O que significa a palavra Taekwondo 태권도?


태 = Tae = saltar, voar, esmagar com os pés
권 = Kwon = bater ou destruir com as mãos
도 = Do = o caminho, a arte, o método, a filosofia

Juramento do Taekwondo:


Eu Prometo:
1- Observar as regras do Taekwondo
2- Respeitar o Instrutor e os Superiores
3- Nunca fazer mau uso do Taekwondo
4- Ser campeão da liberdade e da justiça
5- Construir o mundo mais pacífico

Princípios do Taekwondo:

1- Cortesia
2- Integridade
3- Perseverança
4- Auto controle (Domínio sobre sí mesmo)
5- Espírito Indomável


Resultados de Exames

RESULTADOS DE EXAMES

 Exame 14/08/2009 - Volta Redonda















O projeto Suderj RIO 2016 terá um pólo em Resende


O projeto Suderj RIO 2016 faz parte da política de incentivo ao esporte elaborada pelo governo do estado. Criado na atual gestão, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão social através do oferecimento de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo a crianças e adolescentes (em horário complementar à escola), e também a adultos e idosos oriundos de qualquer realidade, sem distinção, inclusive os portadores de quaisquer tipos de necessidades especiais.

Cada núcleo pode receber até 600 inscrições. Futsal, judô, karatê, ginástica para a terceira idade, alongamento, natação, vôlei, futebol de campo e atletismo são algumas das modalidades esportivas oferecidas.
As atividades são implementadas conforme o interesse das comunidades, bem como o espaço disponível para desenvolvê-las, aproveitando assim a infra-estrutura local. 


JB Taekwondo TEAM

Projeto TransformAção atenderá 140 crianças na Chácara da Servatis


Tempo Real 
A OSCIP Guanandi Instituto de Renovação Social inicia nesta quinta-feira, dia 22, o Projeto TransformAção, na Chácara da Servatis. O Projeto oferecerá 140 vagas em cinco modalidades esportivas: Tênis,.Futebol, Atletismo, Rugby e Taekwondo. A iniciativa tem o patrocínio da Servatis, da BMB, Transwagen, GeraçãoY, da Prefeitura de Resende e conta com apoio da CDL Resende, Academia Mário Periquito e Ciclo Carelli.

Os alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias participarão de uma atividade de demonstração de cada modalidade do projeto e de atividades lúdicas em cada modalidade. “Essa atividade será realizada para que todos conheçam as modalidades oferecidas e só depois as matriculas serão abertas”, explica Cristina Coelho, coordenadora do Projeto Transformação ao lado de Cátia Leite.   

O objetivo do projeto é descobrir talentos potenciais nas modalidades oferecidas, além de contribuir na formação através da disciplina ensinada nos esporte. Os alunos participarão de atividades duas vezes por semana e competições e festivais nos finais de semana. Haverá também acompanhamento escolar e familiar. “Os alunos e familiares participarão de projetos de Cidadania, Consciência Ambiental, Projetos Culturais e de Geração e Renda”, explica Cristina.

Projeto: Inclusão Social e Prevenção Primária Através do Esporte

TAEKWONDO

Projeto: Inclusão Social e Prevenção Primária Através do Esporte 

Proposta

O presente tem o propósito de apresentar projeto de Inclusão Social e Prevenção Primária através do esporte, tendo como instrumento o Taekwondo.
 
Apresentação 

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal que se desenvolveu ao longo dos séculos, e que neste momento, se encontra divulgada em mais de 150 países. É considerada uma modalidade olímpica, na qual a sua estréia em Jogos Olímpicos foi no ano 2000 em Sidney.

Originária da Coréia esta modalidade ajuda a manter e melhorar a forma física, como também a atingir a paz de espírito e a serenidade.

Taekwondo é a designação da Arte Marcial que se tornou num moderno desporto internacional, o qual tem vindo a ser desenvolvido acerca de 20 séculos na Coréia.
A principal característica do Taekwondo é a que consiste num desporto de combate que utiliza proteções nas zonas vitais do corpo, dando maior ênfase à utilização de técnicas de pernas. 

O Taekwondo também serve para melhorar a saúde, a forma física e o equilíbrio do metabolismo. O mais importante fato, como desporto de combate, não é somente uma arte de defesa pessoal, mas incute um considerável bom senso aos que o praticam. 

Justificativa

A presente proposta baseia-se no conceito de inclusão social por meio do esporte e da participação, segundo o qual as crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos que buscam oportunidades saudáveis e experiências para fortalecer sua cidadania. Tal conceito é fortalecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, como instrumento de garantia constitucional de seus direitos, bem como pelos Objetivos do Milênio das Nações Unidas ODM's, como eixos norteadores globais para a intervenção social e diminuição da vulnerabilidade.

Objetivo Geral

Preparar jovens da comunidade de Volta Redonda, para a boa qualidade de vida garantindo aprendizagem e prática de ações que resultem em bom desenvolvimento da pessoa humana; Prepará-los para participarem ativamente da vida comunitária exercendo seus direitos e deveres não mais com medo e ansiedade, mas, com a permissão para experimentar, auxiliar, e facilitar a conquista dos desafios da adolescência que é a sua chegada à vida adulta. 

Clientela
Crianças e Adolescentes, ambos os sexos com idade entre 10 e 16 anos. Oriundos da cidade de Volta Redonda.

Guia Geral
• Práticas utilizando equipamentos necessários e disponíveis.
• Avaliação ao final de cada tema.
• Promover ciclos de palestras com temas transversais.
• Identificar, incentivar, aperfeiçoar e planejar ações especifica de cada graduação.

Projeto: Acompanhamento, Capacitação e Manutenção Física, Técnica e Emocional Dos Atletas de Alto-Rendimento

TAEKWONDO

Projeto: Acompanhamento, Capacitação e Manutenção Física, Técnica e Emocional Dos Atletas de Alto-Rendimento

O presente tem o propósito de apresentar projeto para o ACOMPANHAMENTO, CAPACITAÇÃO E MANUTENÇÃO FÍSICA, TÉCNICA E EMOCIONAL DOS ATLETAS DE ALTO-RENDIMENTO da região sul fluminense, possibilitando e motivando o ingresso de novos atletas.

Apresentação

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal que se desenvolveu ao longo dos séculos, e que neste momento, se encontra divulgada em mais de 150 países. Modalidade olímpica, Sua estréia em Jogos Olímpicos foi no ano 2000 em Sidney.
Originária da Korea esta modalidade ajuda a manter e melhorar a forma física, como também a atingir a paz de espírito e a serenidade. Taekwondo é a designação da Arte Marcial que se tornou um moderno desporto internacional, o qual tem se desenvolvendo a cerca de 20 séculos. 

A principal característica do Taekwondo consiste num desporto de combate que utiliza proteções nas zonas vitais do corpo, dando maior ênfase à utilização de técnicas de pernas. É totalmente eficiente como defesa pessoal, pois não requer tamanho nem força para aplicá-lo. Pode ser praticado por homens e mulheres de todas as idades. Seu foco principal é o desenvolvimento físico, mental, emocional e energético.

Justificativa

O número reduzido de atletas de alto-rendimento existente em nossa região não nos permite ainda expressivas participações nos grandes eventos, sabemos que o pouco incentivo por parte da sociedade, o pouco ou nenhum patrocínio, leva muitas vez a desistência dos atletas.

Hoje temos em nossa região um pequeno contingente de atletas que fazem frente aos grandes desafios, superam todas as dificuldades e tem orgulho de representar sua equipe, sua cidade, seu estado e seu país, ainda que sem o apoio necessário.
O acompanhamento destes atletas é de suma importância para o desenvolvimento e a sobrevivência desta importante modalidade.

Objetivo Geral

I. Preparar Atletas da região sul fluminense, quantos forem possíveis, para a boa qualidade técnica, para competições da modalidade, motivando ações que resultem em bom desempenho em competições.
II. Participar, auxiliar e facilitar a vida desportiva dos mesmos.

Duração
As atividades serão realizadas quinzenalmente nos finais de semana em período mínimo de um ano, conforme calendário.

Clientela
 
Atletas de alto-rendimento em atividades.

Resultado Previsto

Ao final das seções os participantes deverão ser capazes de:
• Criar uma rotina de atividades.
• Avançar em níveis de rendimento físico, emocional e técnico.
• Responder melhor a exigência cardiopulmonar em luta.
• Desenvolver técnicas autônomas de combates.
• Desempenhar técnicas de emprego de energia com o máximo de eficiência;
• Demonstrar conhecimentos e perícia ao executar técnicas avança de procedimentos combate em competições.
• Buscar novos desafios dentro de seus objetivos como atleta.

Curso de Defesa Pessoal

      Defender-se está sendo uma necessidade sobretudo nas grandes cidades, onde há um grande aumento de agressões, violência de todos os aspectos e na maioria das vezes por motivos banais. A situação se agrava pela falta de solidariedade, pois poucos socorrem a vítima. Por isso além dos policiais e agentes de segurança, o homem comum também necessita  aprender técnicas de defesa pessoal.

       No curso de Defesa Pessoal o Treinamento leva em conta a constituição física, possibilitando defender-se de uma pessoa maior e mais forte com o mínimo de força física, dando ênfase aos pontos fracos do corpo humano, utilizando de algumas técnicas de manipulação de articulações (chaves e torções) e ações táticas não letais (pontos no corpo que quando pressionados da maneira correta causam muita dor ao agressor) causando uma defesa e contra-ataque suficientemente forte para se livrar das mais diversas agressões.

Combate Com Tonfa


 O Bastão de Polícia ou também conhecido como Tonfa é uma ferramenta muito eficaz para os profissionais que sabem utilizá-la adequadamente, pois serve como uma extensão do corpo em caso de ataque, escudo, em caso de defesa, alavanca, em caso de manipulação de articulações e condução de prisioneiros, mas a maioria dos profissionais que trabalham com ela não sabem utilizá-la corretamente.

 O Curso de Bastão de Polícia faz com que o aluno aprenda a utilizar a Tonfa com tranqüilidade e eficácia, utilizando as técnicas que lhe são passadas, pois sua aprendizagem não é difícil, mas cada técnica tem que ser compreendida e treinada para que na hora da aplicação real ela funcione.

Tornerio Fechado JB Taekwondo 2011

Combate com Facas

A faca é uma arma branca de fácil manejo e alta periculosidade, pois pode provocar cortes e estocadas levando a lesões gravíssimas e até a morte. Pode ser comprada em qualquer local e pode ser escondida na roupa sem dificuldade por isso.

O curso de combate com facas dá ênfase na defesa contra faca e também ensina a atacar armado e desarmado para que o aluno aprenda a se defender de qualquer ataque, pois primeiramente tem que conhecer como são feitos os ataques para se ter a tranqüilidade de defendê-los.

Combate Corpo a Corpo

Combate corpo a corpo é um curso desenvolvido de acordo com o que prescreve o manual de campanha C 20-50 do Exército Brasileiro. Dá uma noção de como é o Combate Corpo-a-corpo, muitas vezes sem espaço para correr ou pensar, obrigando o aluno a pensar como reagir mesmo estando com o corpo cansado de bater e de apanhar.
    
É um curso de extremo desgaste físico e mental, onde quem não tiver convicção do que está fazendo e não vestir a camisa não consegue completar o curso.

Curso de Formação de Instrutores Técnicos de Taekwondo


CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES TÉCNICOS DE TAEKWONDO



FINALIDADE
 
Formar instrutores técnicos em Taekwondo WTF e ITF para atuarem na região Sul Fluminense como multiplicadores, dentro de uma estrutura coorporativa, reguladora e dinamizadora da modalidade, propiciando condições para o desenvolvimento integral do Taekwondo, possibilitando a construção de uma cultura normativa no âmbito escolar e comunitário.
 
OBJETIVOS
 
- Compreender a cidadania como participação social;
- Exercitar os direitos e deveres;
- Desenvolver atitudes de solidariedade e cooperação;
- Posicionar-se de maneira responsável e construtiva em diversas situações;
- Ser mediador de conflitos e tomar decisões coletivas;
- Construir uma noção de identidade nacional e pessoal;
- Perceber-se agente integrante e transformador do ambiente;
- Obter conceito máximo em cada tema trabalhado (Graduação);
- Conhecer, valorizar e zelar pelo regulamento do Taekwondo.

Cursos e Seminários

CURSOS E SEMINÁRIOS


A Associação de Taekwondo do Sul Fluminense (ATSF) é dotada de uma equipe multidisciplinar de profissionais de educação física e artes marciais, que estão aptos a ministrarem cursos, treinamentos e seminários diversos.
Um dos objetivos da ATSF é de melhorar a capacitação de profissionais de segurança pública e privada, além de poder atender a comunidade de forma direta e indireta.
Direta: Ministrando cursos rápidos de defesa pessoal para empresários, mulheres, estudantes, terceira idade e portadores de necessidades especiais.
Indireta: Treinando Policiais, Guardas Municipais, Bombeiros, Militares e Seguranças em geral.
Nosso país está despertando para a necessidade de qualificação e manutenção de conhecimentos técnicos de nossos agentes da segurança pública e privada e a ATSF possui cursos de treinamento rápido, fácil aprendizagem e aplicação eficaz.

    Entre em contato marcar turmas em sua cidade. Solicitamos turmas mínimas de 20 (vinte) alunos e nossa equipe dá conta de até 100 (cem) alunos.
    Todos os cursos possuem certificação.
    Nestes cursos são instruídos conteúdos de artes marciais e somente podem ser ministrados por profissionais registrados no Conselho Federal de Educação Física.
   
    Infratores sujeitos as penalidades da lei.
    Lei Federal 9.696/96.

Taekwondo World Champion PC

Esse é o link para baixar o jogo, depois de baixar e descompactar (pois está zipado) abra primeiro o arquivo de texto e siga todos os passos para instalar, mas demora um pouco pois o jogo tem cerca de 111 megabytes, e o computador tem que ter uma configuração mínina de 512 de Memória RAM, HD de 80 GB, Processador Intel ( Acima de Celeron D ).

Alguns dos chutes só funcionam a partir de uma certa graduação, mais todos esses funcionam na faixa preta quem quiser testar é só jogar no treinamento.

Você começa o jogo como faixa branca e tem que ir ganhando cada competição para ir trocando de faixas até se tornar faixa preta 3° Dan e ganhar o campeonato mundial .




Congratulações para o presidente da Confederação de Taekwondo

Mestre João Batista  entregando a Moção de Aplausos e Congratulações para o presidente da Confederação de Taekwondo Mestre Carlos Fernandes.




 Mestre YOUNG MIN KIM

Mestre João Batista na Câmara Municipal de Volta Redonda

Mestre João Batista receberão Moção de Aplausos e Congratulações na Câmara Municipal de Volta Redonda.
 Na primeira foto o Vereador Jose Augusto entrega a Moção do Mestre João Batista
Na segunda foto o Vereador Toninho entrega a moção do Grão mestre Carlos Fernandes representado pelo mestre João Batista..
Na terceira foto a vereadora Neuza Jordão ( autora da lei que institui o dia municipal do Taekwondo em Volta Redonda) 
 

Ato Solene - 20 de Setembro Dia Municipal do Taekwondo

Juramento do Faixa Preta

GRÃO MESTRE NAM HO LEE - 9º DAN

 GRÃO MESTRE NAM HO LEE - 9º DAN
O que falar de um Grande Mestre de artes marciais quando ele representa tudo àquilo que os livros, filmes e histórias passam a todos os amantes de artes marciais pelo Mundo.

Profissional dedicado, integro e honrado chegou ao Brasil na década de 1970 para difundir a arte marcial de seu país natal, a Coréia do Sul, o que muitos desprezam é que os coreanos ficaram décadas sob domínio japonês sem poder divulgar sua cultura ao Mundo, por isso só ouvíamos falar em Karate e Judô pelo Mundo.

Mestre Lee sempre buscou ensinar a seus alunos a arte marcial na sua essência, que contribuiria na formação do homem como um todo e não somente um atleta, o que vemos hoje.
Sempre seguiu os ensinamentos e passos de seu Mestre, o Grão Mestre Kim Soon Bae 10º Dan, ao mesmo tempo impunha aos alunos uma rígida disciplina e hierarquia pelo simples motivo de sua formação militar na Coréia, fato até pouco tempo conhecido por poucos de seus discípulos.

As barreiras do idioma e cultura não foram grande empecilho para o Mestre Lee alcançar o respeito e admiração de seus alunos e daqueles que o conheceram, porém como todo ser humano sempre existiram alunos, professores e mestres que não gostavam de sua postura neutra com relação à política e competições no Taekwondo.
Sempre ouvíamos nosso sábio Mestre falar que não existe diferença no Taekwondo, que se quiséssemos ser um grande atleta tínhamos que nos tornar grandes conhecedores da arte marcial que praticávamos. Na verdade a sua preocupação era a continuidade da arte marcial que ele foi forjado, como aprendizes que eram seus discípulos não conseguiam entender as palavras do Mestre, porém hoje compreendemos o que ele queria nos dizer.

Suas palavras visavam o futuro do Taekwondo que vemos hoje, com os Jogos Olímpicos e Pan Americanos ajudando a difundir o Taekwondo no Mundo, porém se esquecendo os ensinamentos da arte marcial. Muitos trabalham para resgatar o Taekwondo como arte marcial.
Sabemos que nosso Mestre esta olhando nosso trabalho de onde ele estives e que sempre estaremos lembrando seus ensinamentos, honrando e respeitando sua vontade de difundir a arte marcial que ela tanto amava.

Grão Mestre Nam Ho Lee o senhor sempre estará presente onde quer que seus alunos se encontrem.

Nome : NAM HO LEE
* 20/09/1952 - † 06/01/2006
Cidade: SEOUL - CORÉIA DO SUL
 
Fonte:http://www.institutolee.com/Patrono/index.php

MÉRITO PESSOAL ATLETA DESTAQUE

INSTITUI NA ASSOCIAÇÃO SUL FLUMINENSE DE TAEKWONDO

O TITULO “MÉRITO PESSOAL ATLETA DESTAQUE”.

Art. 1º - Fica instituído, na Associação de Taekwondo do Sul Fluminense a concessão do Título de “ATLETA DESTAQUE”.
PARÁGRAFO ÚNICO - O referido Título será outorgado em forma de Medalha, Diploma e selo (bordado na gola do Dobok) anualmente na primeira semana do mês de Dezembro à pessoa física que tenha se destacado em suas atribuições educacionais em estabelecimento de ensino regular do país.
Art. 2º - A proposição a ser apresentado pelo Mestre, Professores, Responsável e Membros da Diretoria da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense , deverá ser acompanhada de uma breve justificativa, evidenciando a justa homenagem, quanto aos seguintes critérios:
I - Notas escolares (Boletim).
II - Assiduidade na academia.
II - Pontualidade.
V - Atitudes e amizades.
VI - Comprometimento em geral nos ambientes públicos, na escola, na academia e em seus lares.
Art. 3° Os beneficiados terão uma avaliação no final de cada ano para confirmação se realmente conquistaram os objetivos.
PARÁGRAFO ÚNICO - A avaliação será realizada lado a lado com os pais que terão participação obrigatória no acompanhamento do processo.
Art. 4º- O controle interno dos diplomas outorgados será de competência da Associação de Taekwondo do  Sul Fluminense.
Art. 5°- A referida medalha será de cor prata e constará em seu verso o ano da concessão do Título.
Art. 6°- O selo será um traço horizontal bordado na cor dourada no lado esquerdo da gola do Dobok, a quatro centímetros do seu início.

Associação Sul Fluminense de Taekwondo, 04 de outubro de 2010.

Dia Municipal do Taekwondo


Apresentação na Câmara dos Vereadores de Volta Redonda-RJ

Reportagem TV Rio Sul